Blog

Antropologia em Tempos de Pandemia

Antropologia em Tempos de Pandemia

By admin in Novidades on setembro 24, 2020

Aula Inaugural PPGA UFBA

Para dar começo à segunda mitade do ano 2020, o Programa de Pós- Graduação de Antropologia (PPGA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez uma aula inaugural o dia 11 de setembro com Miriam Pillar Grossi, presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e Rodrigo Toniol, presidente da Associação de Cientistas Sociais da Religião do Mercosul e coordenador do NUES.

A aula se baseu na iniciativa que desenvolveram os professores mencionados anteriormente, desde o inicio da pandemia: o Boletim Cientistas Sociais e Coronavirus. O boletim contou com o total de quase 150 textos produzidos, não só no Brasil, se não também de paises de América Latina. Essa experiência foi fruto da articulação de cinco associações científicas: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e Associação dos Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Os boletins contaram com a edição de Bianca Setti, Lucia Copelotti e Luciana Álvarez, as duas últimas integrantes do nosso grupo de pesquisa do NUES.

Para Grossi e Toniol, o boletim foi uma forma de dar visibilidade às pesquisas das ciências sociais que, neste momento, oferecem aportes fundamentais para diagnósticos e planejamento de movimentos de saída da pandemia.  Além disso, foi uma difusão de análises sobre gênero, religião, ensino a distância, ecologia, raça, políticas públicas, autoritarismo político e populações tradicionais, entre muitos outros. O objetivo foi também mostrar que há uma realidade social da pandemia, fundamental para entender os efeitos biológicos do vírus. 

Assista a aula no vídeo a seguir:

 

Comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *