Blog

Anamnese espiritual

Anamnese espiritual

By admin in Crônicas de pesquisas on abril 18, 2019

Aidan Valentina Fongaro

Iniciada em janeiro deste ano, esta pesquisa está interessada em acompanhar um elemento específico da intersecção entre espiritualidade e saúde, a Anamnese Espiritual. Constantemente mobilizada por médicos e psiquiatras para avaliar os potenciais efeitos clínico da espiritualidade nas condições dos pacientes, ela é um desdobramento da atenção que a área de saúde vem demonstrando, desde o final do século XX, pela dimensão espiritual do indivíduo. E ao passo que se desenvolveram pesquisas explorando estes possíveis efeitos, aos poucos estão se estruturando protocolos clínicos para capacitação dos profissionais de saúde. Protocolos que visam acessar a espiritualidade de cada paciente e manejá-la de maneira proveitosa para o tratamento de sua saúde.

Anamnese é o nome dado à entrevista realizada pelo médico com seu paciente para que o profissional da saúde possa conhecer um pouco de sua realidade e de sua condição. Assim ele pode apontar um possível diagnóstico e um tratamento adequado. Essa anamnese em especial foi desenhada para que logo nos primeiros contatos já se possa entender, com o consentimento do paciente, como se desenha sua espiritualidade e/ou religiosidade e que impacto essas categorias possuem em sua vida. É a partir dessa primeira entrevista que os profissionais de saúde podem pensar em maneiras de fazer presente a espiritualidade do paciente ao longo de seu tratamento. Isso pode se dar de maneira direta, através de técnicas desenvolvidas e aplicadas pela equipe de saúde ou de maneira indireta, quando se fornece o espaço adequado para que o paciente se trabalhe e se conecte com sua própria espiritualidade e suas questões pessoais.

A cada momento descubro novos materiais bibliográficos a respeito de como e de onde se desenvolve e se estabelece enquanto um protocolo clínico a Anamnese Espiritual. E o processo de me apropriar desse material será perene principalmente porque essa é uma característica de sua produção. Mas conforme me familiarizo com ele consigo desenhar as pistas para uma observação direcionada para analisar os efeitos da presença da Anamnese Espiritual nos hospitais e clínicas.

Existem várias pesquisas apontando efeitos positivos para os pacientes quando proporcionada atenção para sua espiritualidade (sendo a Anamnese Espiritual imprescindível para que isso se dê de maneira apropriada) mas também existem vários testemunhos de enfermeiros e médicos sobre o desconhecimento de técnicas e o despreparo para mobilizar espiritualidade de maneira eficiente.

Espero me deparar, e me preparo para analisar de maneira pertinente, tanto a aplicabilidade da Anamnese Espiritual quanto a possível resistência à sua aplicação. Além disso, que relação é estabelecida entre a instituição de saúde e seus profissionais com seus pacientes e suas diferentes concepções de espiritualidade? Que reação desperta nos profissionais de saúde quando se deparam com certas questões pessoais de cada paciente que até então se mantinham fora dos laudos e das terapias clínicas? Esses são alguns dos primeiros aspectos os quais pretendo analisar no desenrolar da pesquisa. Veremos como isso toma forma.